FICHA TÉCNICA

Atividade
Subir escadas

Subir escadas

Nível da condição física necessária

Nível básico.

Intensidade
Grupos musculares envolvidos
grupos_musculares_corpo_subir_escadasisquiotibiaisquadrícepsgémeos
Benefícios

Aumento da força muscular dos membros inferiores, maior dispêndio energético, melhor capacidade cardiovascular, melhor mobilidade articular dos membros inferiores, redução do risco de doença cardiovascular.

Recomendação geral para a população aparentemente saudável

Individual.

Observações

Em casos de baixa condição física utilizar o corrimão. Se tiver dor, evitar esta prática constante e realizar atividade física de outra forma.

Maria
Maria, 42 anos

Maria, 42 anos, é natural de Setúbal e vive atualmente em Lisboa, com a filha Rita de 9 anos. Depois de concluir o secundário foi trabalhar numa loja de roupa na Baixa. A simpatia natural e a vontade de fazer mais e melhor acabou por compensar e, passados 2 anos foi convidada para trabalhar como secretária no escritório da empresa. Troca de bom grado um bom livro por uma tarde no ginásio e apesar da alimentação não a preocupar demasiado, evita os fritos e, com exceção do chocolate que não consegue evitar, deixa os doces para os dias de festa.

Motivação,
estratégias e dicas

Nunca fui pessoa de ginásio e entre entre o trabalho e a minha filha não tenho muitas oportunidades de fazer exercício físico. Mas acabei por encontrar uma alternativa, por acaso, no meu quotidiano. Estava atrasada para o trabalho e o elevador do escritório estava avariado e, pela primeira vez em 5 anos, optei por ir de escadas. Apesar de trabalhar no quarto piso, tenho que me deslocar algumas vezes para outros pisos para entregar documentos ou falar com colegas. Nesse dia devo ter subido e descido as escadas umas 8 vezes e ao final do dia percebi nas pernas quanto exercício tinha feito naquele dia. A partir daí decidi que não utilizaria mais o elevador e já lá vão 4 anos.

É incrível como nunca tinha pensado nisto, mas passei a aproveitar todas as oportunidades deste género para fazer um pouquinho de exercício, todos os dias, sem sentir que estou a cumprir uma obrigação e sem ficar completamente exausta. O elevador e as escadas rolantes passaram a ser exceção, procuro sempre as escadas. Para além de me sentir bem, mais ativa, mais resistente, e até ter perdido barriga, gosto de pensar que passei este hábito à minha filha, que me acompanha para todo o lado.