FICHA TÉCNICA

Atividade
Caminhada

Caminhada

Nível da condição física necessária

Nível básico. Esta atividade pode e deve ser recomendada a quase todas as pessoas.

Intensidade
Grupos musculares envolvidos
grupos_musculares_corpo_caminhadaisquiotibiaisquadrícepsgémeos
Benefícios

Melhor saúde física e mental, melhoria da composição corporal, aumento da força muscular dos membros inferiores, maior eficiência nas atividades da vida diária, melhor capacidade cardiorespiratória, melhor mobilidade articular, redução do risco de doenças cardiovasculares.

Recomendação geral para a população aparentemente saudável

Quem dá entre 5000 a 7500 passos por dia é considerado suficientemente ativo, sendo que o ideal é dar mais de 7500 passos por dia. Atividades aeróbias leves a moderadas, como a caminhada, devem ser feitas pelo menos 5 dias por semana, durante 30-60 minutos (ou em intervalos de 10 minutos ao longo do dia).

Observações

É uma atividade bastante segura, de fácil acesso e que se pode recomendar à grande maioria da população. Ter apenas cuidado com o tipo de calçado utilizado. Para além das caminhadas, o comportamento sedentário ao longo do dia também deve ser reduzido.

Ana
Ana, 36 anos

A Ana vive no Porto desde que nasceu, ou seja, há 36 anos. Sem filhos, partilha a sua vida com o namorado, com dois gatos e com um trabalho que adora de tal modo, que até leva para casa. Formou-se em engenharia civil, encheu-se de coragem e, em plena crise, resolveu lançar sozinha uma empresa de projetos. Contra todas as possibilidades, o negócio vai de vento em poupa. Não come carne e evita fritos, mas nem sempre consegue resistir ao açúcar.

Motivação,
estratégias e dicas

Sempre fiz desporto. Faço natação desde criança e já fui federada. Passava a vida dentro de água, de cabelo molhado e pele enrugada. Quando nado, exercito o corpo ao mesmo tempo que dou um pouco de sossego a uma mente frequentemente cansada do stress e da rotina. Não perco uma competição de natação na televisão e adoro ver os Jogos Olímpicos. O Michael Phelps é o meu ídolo – ele não é humano!

Hoje tenho uma empresa para gerir, o que consome a maior parte do meu tempo. E sempre que posso vou para a piscina dar umas braçadas, mas a verdade é que à medida que a minha empresa cresce, a minha disponibilidade diminui e isto andava a causar-me um vazio difícil de preencher. Adoro o meu trabalho, mas preciso de um estímulo físico maior, porque o que faço é sobretudo intelectual.

Recentemente, tive uma epifania. Deixei de fumar há pouco tempo e esperar pelo autocarro na paragem sem puxar do cigarro deixava-me sempre nervosa. Então, para me entreter, decidi ir a pé até à paragem seguinte. Quando lá cheguei o meu autocarro ainda não tinha chegado e decidi continuar até à outra paragem. Estava um dia espetacular e a caminhada, o passeio pela cidade, estava a ser incrível. Naquele dia acabei por ir o caminho todo a pé até ao escritório e ainda é uma distância relativamente grande. Nem sempre consigo ir o caminho todo a caminhar, mas faço um jogo comigo mesma: se chegar à paragem e o autocarro ainda não tiver chegado, vou a pé até à seguinte. Ando muito mais bem disposta e menos stressada.