FICHA TÉCNICA

Atividade
Brincadeiras ativas

Brincadeiras ativas

Nível da condição física necessária

Nível básico.

Intensidade
Grupos musculares envolvidos
grupos_musculares_corpo_brincadeiras_ativastríceps e bícepstrapézio e ombroscostas e peitoabdominaisisquiotibiaisquadrícepsgémeos*Todos os grupos musculares dependendo da brincadeira
Benefícios

Melhor saúde física e mental, maior dispêndio energético, melhor capacidade cardiovascular, melhor mobilidade articular, redução do risco de doença cardiovascular, melhor funcionalidade.

Recomendação geral para a população aparentemente saudável

Em grupo.

Observações

O comportamento sedentário ao longo do dia também deve ser reduzido.

Roberto
Roberto, 77 anos

Aos 77 anos, Roberto vê nos seus netos o maior tesouro que poderia ter. Vive em Alcobaça, é casado e independente. Formado em contabilidade, Roberto exerceu a profissão para a qual se formou na mesma empresa até se reformar. Teve a sorte de apreciar alimentos saudáveis, o que lhe proporcionou uma dieta bastante equilibrada toda a sua vida.

Motivação,
estratégias e dicas

Sempre fiz desporto. Jogava futebol na rua com os meus amigos, fiz atletismo quando estava na universidade e ainda fiz umas partidas de andebol e de vólei durante o meu percurso académico. À medida que a minha vida profissional progredia, fui perdendo a disponibilidade e até tenho um bocadinho de vergonha de dizer que a certa altura o único exercício que fazia era sentado no sofá a passar as páginas dos jornais.

Ter feito desporto durante toda a minha juventude e durante uma grande parte da minha vida adulta resultaram numa forma física admirável - eu, pelo menos, não me posso queixar. Contudo, sentia que tinha ainda, à vontade, para fazer mais e isso estava a causar-me ansiedade. Apesar de não parecer, com a minha idade já não posso fazer qualquer exercício, e não sou apreciador de ginásios. Para mim não há como o ar livre e, se possível na natureza e felizmente aqui na zona não faltam parques e matas para explorar.

Agora com os netos, arranjei a companhia ideal para dar grandes passeios e perder-me no meio das árvores e dos arbustos. Os miúdos têm quase tanta energia como o avô, por isso os pais agradecem o descanso, e eu aproveito cada minuto com eles com a certeza que estas tardes só nossas serão recordações doces como os gelados que comemos depois do passeio.